quarta-feira, 16 de outubro de 2013

vocaloid SEEu

EBAAAAAAAAAAA chegou a hora dessa linducha
Seeu
SeeU é uma Vocaloid coreana baseada na voz de Kim Dahi. Ela é a primeira Vocaloid coreana a ser lançada no mercado.

História

Durante o anúncio de Vocaloid3, uma demo de uma futura Vocaloid coreana foi divulgada. A demo, chamada de I-fantasy, foi a primeira demonstração de Vocaloid coreano ouvida em público. Em agosto o nome e o design de SeeU foram revelados junto com uma edição especial do software.
Depois de seu lançamento, a empresa responsável por SeeU, a SBS Artech, criou uma rede social similar ao Piapro chamada “CreCrew” exclusivamente para o mercado coreano de usuários de Vocaloid.
Em sua época de lançamento, a SBS recebeu diversas críticas pela demo de I-fantasy não mostrar o verdadeiro potencial do Vocaloid e enganar o consumidor ao colocar o backvocal de sua voicer junto com o Vocaloid.
Em 2012 a SBS anunciou que um voicebank inglês está em produção para SeeU. Ela foi inicialmente rotulada como possuir habilidade de cantar em inglês devido a fonética coreana, mas depois do rótulo inicial a SBS avisou que só não produziu um voicebank inglês para ela de início pois não deu tempo. No inicio de 2013 a empresa responsável pelo banco inglês de SeeU disse que no momento o projeto está parado devido a problemas.

Merchandising

Uma edição especial da SeeU vem com um livro de ilustrações e mais algumas outras firulas para os compradores. Além disso ela tem algumas aparições em produtos e apps. A SBS tem se esforçado para manter SeeU sempre viva na mídia sul-coreana, ela já foi inclusa em dois especiais e teve aparições ao vivo promovida pela própria SBS.

Demos Oficiais

A SBSArtech mantém um canal próprio no youtube com todas as demos da SeeU.
SeeU Coreano “RUN” Letras e música por Dr. Owl
願いを込めて” Letras por Fly Dragon e música por Silver Bell

Utilização Musical

SeeU tem a vantagem de ter voicebanks em japonês e coreano. Ambos os voicebanks possuem pouca diferença entre si, mas usuários reportaram que o banco coreano é mais abafado, mais forte e com problemas de pitch, já o japonês tem um pouco de sotaque coreano. Muitos usuários que não são coreanos falaram que a fonética coreana é um pouco difícil de se acostumar porque o banco foi projetado com base na “romajização” e não em SAMPA.
O voicebank coreano tem uma boa flexibilidade para fazer outros idiomas e ela possui alguns fonemas extras para o inglês.
Segundo a própria companhia, o melhor gênero para SeeU é K-Pop.

Popularidade

SeeU virou febre instantânea no ocidente durante a época que precedeu seu lançamento por causa de I-fantasy, depois que se descobriu que a demo era fake muitas pessoas passaram a odiá-la.
No Japão, SeeU recebe muito ódio por ser coreana e os produtores japoneses não a adotaram, logo a popularidade de SeeU no Japão é fraca.
A Coreia possui o seu próprio sistema, SeeU é forte lá e tem um bom suporte de sua empresa.
Ainda hoje ela se mantém popular no fandom ocidental, mas a quantidade de ódio que ela ainda recebe está no mesmo nível de seu feedback positivo.

Curiosidades

- O nome é um trocadilho com as palavras inglesas “See” “You”.
- O nome dela surgiu por causa do filme “Avatar”, de James Cameron.
- O headset de sua cabeça pode ser interpretado tanto quanto orelhas de gato como de raposa.

Imagens

Clique na imagem para aumentar
chibiseeu seeu-2 seeu-_sketches seeu2 seeu_2nd_demo_art seeu_new_year

Nenhum comentário:

Postar um comentário